quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Infraestrutura

 
     Na manhã desta quarta-feira (16/01) estivemos reunidos com a Secretária da Infraestrutura, Denise Chiarello Hartmann, onde pudemos trocar idéias sobre diversos aspectos desta importante pasta da Administração Municipal.

     Acompanhamos a explanação da Secretária, onde colocou-nos a firme posição de executar com recursos e pessoal próprios dos quadros da Prefeitura, a maioria dos serviços, tais como oficina, horto florestal, etc., deixando como terceirizados apenas serviços muito específicos e especializados e de utilização eventual. 

     Apoiamos esta postura onde, por óbvias razões de economia e praticidade, os serviços a que a secretaria se propõe a fazer sejam executados em sua maioria por pessoal próprio da pasta.

     Pudemos conhecer algo da estrutura física da Infraestrutura, quadro de pessoal, setores subordinados, bem como a estrutura de maquinário existente e em operação. 

     Nos foram apresentadas as operações em andamento e a programação de serviços dos próximos dias e semanas, demonstrando planejamento, estratégia e coordenação afinadas e colocando sempre em prioridade os interesses coletivos da cidade.

     Em relação ao asfaltamento de vias, nos aprofundamos na metodologia e nas modalidades de execução deste serviço, obtendo a informação que no início de fevereiro será movimentada a usina de asfalto da Prefeitura Municipal, que demanda um alto custo para ser iniciada e necessita de que um adequado planejamento de ações esteja em curso, para que se maximize o aproveitamento do aquecimento da usina. Por esta razão, consertos, pequenas melhorias, tapa-buracos e atividades afins, como a visualizada por nós no Bairro Rancho Fundo, por exemplo, necessitarão deste prazo para que sejam executadas, dada a necessidade de fazer um volume maior de asfalto para que valha todo o investimento necessário para a movimentação da usina. Mesmo assim, fomos informados por moradores e pela própria Secretária, que os trabalhos de melhoria da área (ainda que paliativos) já estavam sendo executados e seriam aperfeiçoados, ainda mais depois da forte chuva de ontem à noite. Além disso, obtivemos o compromisso de uma solução definitiva, com o asfaltamento, tão logo seja possível, provavelmente no mes de fevereiro.

     Conversamos também sobre a necessidade de construção de galerias pluviais em nossa cidade, iniciando nos pontos mais críticos de alagamento. Tanto a Sra. Denise quanto eu mesmo estamos em busca de maiores informações sobre a notícia, veiculada ainda em setembro do ano passado pelo Secretário de Infraestrutura Estadual, da construção de galeria no Bairro Santelmo e pretendemos incluir neste mesmo projeto, os recursos para a construção do mesmo sistema no Bairro DER que, ainda que normalmente não apareçam os pontos de alagamento nas ruas, representa um enorme risco para as residências desde próximo ao Colégio Santos Anjos até a Praça da Concórdia.

     Em relação à já famosa rótula da Praça da Concórdia, fomos informados que, numa atitude coerente e inteligente, serão executados os trabalhos da galeria subterrânea antes de executar qualquer trabalho de superfície que, caso contrário, seria necessário refazê-lo pouco tempo depois.

     Tivemos, em resumo, uma reunião proveitosa e produtiva, fomos recebidos muito bem e pudemos estabelecer uma boa relação de parceria pela cidade. Da mesma forma com que fomos convidados a retornar sempre que preciso, colocamo-nos à disposição da Secretária para podermos auxiliar no que for possível. 


Alencar Mendes